O Hemocentro Regional de Santa Maria precisa de doadores de sangue. A queda nos estoques deve-se ao período de férias, em que as pessoas costumam viajar. Para suprir a demanda, a equipe do centro de coleta está contatando voluntários cadastrados (leia abaixo como colaborar).
O Hemocentro tem contrato formalizado com 13 municípios. Nesta quinta-feira, por exemplo, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) necessitava de cinco bolsas de sangue O- (negativo), mas havia no Hemocentro apenas quatro. Com o A- (negativo), a situação era a mesma. De B-(negativo), havia duas bolsas. O hospital precisava de cinco. Até ontem, o HUSM não teve de cancelar procedimentos por falta de sangue, de acordo com o chefe da unidade de hemoterapia, Zanoni Segala. Mas a suspensão chegou a ser cogitada.
Hemocentro de Santa Maria terá aplicativo para avisar doadores
Nesta época, as doações são reduzidas em cerca de 30%. No período de Natal e de Ano-Novo, caiu até a quantidade de O+, o tipo mais comum.
A reserva poderia ser maior mesmo em outros períodos do ano. Mensalmente, são registradas de 500 a 700 doações. Com coletas externas, em outros municípios, o número chega a 800. No entanto, conforme a médica do Hemocentro, Raquel Salles, o ideal é que fossem acima de mil por mês. Para a médica, se houvesse um assistente social na equipe, os estoques de sangue aumentariam. Isso porque o profissional coordenaria a captação e buscaria doadores. O pedido já foi feito do governo do Estado.
Nosso grande deficit é por plaquetas. De uma doação, consegue-se uma unidade de plaqueta só. Um adulto precisa de 8 a 10 unidades. Se 10 pacientes precisarem de 10 unidades, como vamos conseguir 100 doadores num dia? diz Raquel.
No primeiro dia de aula, bixos doam sangue em Santa Maria
O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE
- Estar em boas condições de saúde
- Levar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais
- Pesar 50 quilos ou mais
- Não estar em jejum
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
Impedimentos temporários:
- Gripe ou febre
- Gravidez
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
- Ter feito tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses
- Ter tido exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
Impedimentos definitivos:
- Doença de Chagas ou malária
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV
- Uso de drogas injetáveis
Locais de doações:
Hemocentro Regional De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Alameda Santiago do Chile, 35, perto do Fórum
Banco de Sangue do Hospital de Caridade De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Avenida Presidente Vargas, 2.291, 2º andar